quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Unir vontades...

Não é decerto fácil ser-se optimista num mundo como o de hoje.
Mas do fundo de nós, das raízes do nosso cepticismo, há-de por certo crescer e desenvolver-se a árvore para a solidariedade, abrindo à fraternidade e força interior que sempre uniu os Castanheirenses nos momentos difíceis.
Este espaço tem como primeira e única missão unir vontades, renovar ideias, repensar projectos e dar o contributo de peito aberto para ultrapassar os tempos difíceis em Castanheira de Pêra. A nossa terra merece mais e melhor de cada um de nós, no sentido de ajudar as pessoas eleitas a percorrer este caminho na senda do êxito.
Apelo a todos aqueles que realmente se preocupam, que deixem o seu contributo (através deste blogue) no sentido de melhorar sempre as decisões. O meu compromisso será enquadrado nas funções para as quais os eleitores me elegeram no seio da Assembleia Municipal.
Em conversa com alguns amigos foi-me aconselhado a não fazer isto publicamente. Porque não era a altura! Porque não ganhava nada com isso! Porque era melhor fazê-lo, sem dar o nome! Não é essa a minha postura nunca foi, por Castanheira sempre dei tudo o que me era possível, faço-o porque estas são as minhas raízes e porque tenho a vontade de contribuir para enobrecer as memórias da nossa Terra! Apostando num futuro promissor de uma forma positiva, com energia e uma vontade sagaz de repor a nossa terra na senda do desenvolvimento.
A todas e todos um beijo e um abraço do tamanho do concelho, POR CASTANHEIRA SEMPRE!

7 comentários:

  1. Caro Deputado Municipal,

    Quero felicitá-lo pela criação deste blogue ao serviço de Castanheira de Pera e de todos os Munícipes, assim como a toda a sua equipa, pela vitória nas últimas eleições autárquicas, fruto da escolha democrática dos Castanheirenses.

    Na política como na vida há que saber perder, mas estou convicto que mais importante do que isso é saber ganhar.

    Sobrepõem-se, às palavras, aos textos e às intenções, as atitudes e os resultados práticos dos objectivos a que nos propomos.

    De nada vale ter boa vontade e textos bem escritos, se não passam disso.

    Ver ano após ano estes textos bonitos, discursos sublimes, muitas promessas, mas nenhuns resultados práticos positivos. Arrastando e hipotecando o nosso Futuro.

    É uma das razões de ser POLITICAMENTE DIFERENTE na nossa Castanheira.

    Não lhe vou dar poções mágicas para dar a volta ao problema, mas partilhar aqui algumas das ideias políticas que colocadas em prática, acredito podem ajudar as pessoas eleitas a percorrer este caminho na senda do êxito.

    • Vamos por Castanheira… deixar de nos fazer de vítimas, e inventar “fantasmas” para os insucessos e fracassos.

    • Vamos por Castanheira… deixar de encobrir aqueles a quem pagamos para trabalhar e nada fazem.

    • Vamos por Castanheira… trabalhar para todos os Castanheirenses, independentemente da sua cor política.

    • Vamos por Castanheira… ouvir e respeitar opiniões diferentes das nossas. (Só detectando os erros os podemos corrigir.)

    • Vamos por Castanheira… dar voz a todos os que Democraticamente nos elegeram para os representar.

    • Vamos por Castanheira… acreditar que com todos juntos, MELHOR É POSSIVEL.

    Na próxima Assembleia Municipal, espero vê-lo dar o contributo de peito aberto para ultrapassar os tempos difíceis em Castanheira de Pêra.

    Ouvindo a sua voz a interrogar, a perguntar, a sugerir, contribuindo para uma nova politica em Castanheira. Rompendo de vez com a politica existente dos “YES MAN… DO PRESIDENTE”

    Até lá, vamos estar atentos
    por CASTANHEIRA SEMPRE.

    Saudações Democráticas,

    Telmo Joaquim

    ResponderEliminar
  2. Caro Telmo,
    Ou melhor primo, que ninguem leva a mal.
    Obrigado por seres o 1º nos comentários, ainda bem que percebeste em parte o intuito deste blogue (sem censuras, nem as informáticas e abertas a todos), com a intenção de criar e propor ideias e projectos para melhorar a nossa terra. Fico à espera dos teus contributos como os de todos os que o queiram fazer. Dizer-te também que politicamente diferente não quer dizer politicamente correcto, certo que saberás ser politicamente diferente correctamente!

    Um abraço do tamanho do concelho!
    Por Castanheira Sempre

    ResponderEliminar
  3. Freud disse um dia:

    "De erro em erro, vai-se descobrindo toda a verdade"

    Quero dizer-te com isto, que nunca pretendi ser um politico sem erros, e muito menos não errar politicamente.

    Politicamente Diferente em Castanheira (na nossa terra), condidero ser aquele que não vota de braço no ar cegamente "YES MAN", ou tenta defender com explicações "baratas", erros politicos que Castanheira paga bem caro, sem nunca interrogar os que erraram...

    Mas imaginando uma "viagem de comboio" com o mesmo "destino"...
    Nada nos impede de "viajar juntos", embora saibamos estarmos em "carruagens" separadas.

    Contribuir para o sucesso desta viagem é um desafio que me agrada no presente, e para o qual nos ultimos anos, sempre tentei contribuir, mesmo sabendo ser apontado e classificado como "passageiro clandestino"...

    Mas, não bastam BOAS VONTADES... se não houver vontade de "Maquinistas" e "Revisores"...
    Que teimam em dividir as carruagens em que viajamos em "classes" diferentes, rotulando um a um, e por vezes até impedirem de viajar alguns "passageiros".

    Assim o meu primeiro contributo para a tentativa de mudança de "rumo" desta nossa "viagem"
    É que tentes no na tua "carruagem" e eu na minha... "aqui" e em Assembleia, convencer "maquinistas" e "revisores", a abrir as portas entre "carruagens"...

    Começando no apeadeiro mais a "norte" a aproveitar o "Bike Park" e os "trilhos" da serra... sem olhar a cores de bandeiras politicas.

    Pode parecer uma simples "pedalada", mas acredito que com simples "pedaladas" poderemos fazer uma "grande corrida"...

    Um abraço,

    Saudações Democráticas

    Telmo Joaquim

    ResponderEliminar
  4. Assim sim, considero que começamos a ter base e temas de interesse para ajudar quem nos governa a levar por diante projecto válidos!
    Assumo o compromisso de na próxima Assembleia Municipal me inteirar do que está a ser feito, nomeadamente junto do Presidente da Junta de Freguesia do Coentral no sentido de saber, em relação a esses projectos nomeadamente a sua homologação junto das entidades competentes, julgo que existem projectos inscritos para serem subsidiados. Questionado também a autarquia de que forma se pode articular esforços para poder levar por diante tais intenções.
    Lembro-te que para desenvolvimento de esse tipo de actividades estive envolvido em alguns projectos no passado que julgo contribuíram para alargar o leque de ofertas que o potencial da nossa Serra nos oferece.
    Nomeadamente na primeira descida de Donwhill feita no Coentral, da altura recordo-me que para a homologação de pistas o processo teria de passar pela Federação e ser aprovado pela mesma, o que julgo continuar a ser norma.
    Para já é tudo, havemos de voltar a falar do assunto.
    Como deves ter percebido não comentei “Yes Man”, “passageiros clandestinos”, “maquinistas e revisores” porque julgo não se enquadrar no sentido que queremos para este blogue, ou pelo menos que eu pretendo. Se tiveres vontade de estar nesta “viagem”, que estou certo tens! A ver pela prontidão! Cá estarei para colaborar!

    Abraço do tamanho do concelho,
    POR CASTANHEIRA SEMPRE!

    ResponderEliminar
  5. Telmo,

    Voltando à questão do Bike Park e dos Trilhos, gostava de saber o que tu sabes sobre esses projectos? De forma a os partilhares, para melhor poder formular as questões a quem de direito, na minha preparação da próxima Assembleia Municipal.

    Um Abraço do tamanho do Concelho,

    POR CASTANHEIRA SEMPRE!

    ResponderEliminar
  6. Caro Paulo ,
    Se assim me é permitido tratar o meu amigo.
    Ao ver as fotos do seu blogg, recordo umas que também eu e após curiosidade minha ,tirei no final de Setembro passado.
    Serão as das Termas do Caldeirão?
    Em vez discussões que em nada parecem resolver os variados problemas locais, para quando propostas na assembleia de recuperação deste e de outros espaços , um deles pelo menos poderia servir se devidamente recuperado,como apoio directo ao nosso estandarte turistico de Verão(Praia das Rocas).Em relação a esta e outras ideias ficam talvez para uma Assembleia Municipal.
    Caros Eleitos de ambas as cores, procurem trabalhar mais em União, escutem mais os Municipes, ouçam queixas e ideias, pois só assim vão conseguir perceber e exercer de acordo com o cargo para que foram Eleitos.
    Deixo uma dica: Vamos supor que um pai, cujo dever é governar casa e família, o faz sem escutar as queixas ou sem a opinião da esposa e restante família, qual o resultado? Está a ver ?
    Tenha um bom dia , e até uma próxima

    Saudaçóes Cordiais
    Carlos Santos

    ResponderEliminar
  7. Caro Carlos Santos,

    Sendo estas imagens de uma beleza única e de locais que temos o privilégio estarem inseridos contexto geográfico do nosso concelho, julgo ser uma mais valia poder partilhar estes espaços com todos os que nos visitam. Concordo consigo!

    Proporcionar a todos caminhos pedestres, bem projectados, bem inseridos geograficamente, com todos os requisitos que em termos federativos e institucionais são exigidos, faz parte de uma proposta que pretendo apresentar ao executivo em futura Assembleia Municipal, não será ainda na próxima por ainda não estar devidamente estruturada.

    Julgo, não ser só este caso o possível, a nossa “Ribeira” possui um conjunto de valências que merecem ser aproveitadas além da “Praia das Rocas”, como por exemplo o que já aqui comentei da “Rota dos açudes”.

    Voltarei a este tema quando mais algo lhe possa adiantar, estando aberto a novos contributos, no sentido de melhorar a proposta.

    Já agora, estas fotos são da zona da “Ribeira das Quelhas” e da “Ponte Silveira” no Coentral.

    Terminando dizer-lhe que este espaço é para os munícipes e para as suas queixas e sugestões na sua primeira intenção, para juntos melhorarmos a vida na nossa Terra. Por vezes como já percebeu as questões políticas são debatidas, da minha parte sempre com métodos democráticos, porque também foram também estes que me elegeram. Conto consigo para novas sujestões!

    Um abraço do tamanho do Concelho,
    Paulo Almeida

    POR CASTANHEIRA SEMPRE

    ResponderEliminar