sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

DESAFIO

Os cargos públicos são efémeros, mas o carácter dos homens é duradouro. Não são os cargos que definem a nossa personalidade, mas aquilo que somos em tudo aquilo que fazemos. É assim que gosto de estar na vida em geral, portanto também na política a postura é essa sem vaidades e preconceitos e com respeito pelas causas e projectos que considero importantes para a minha terra.
Tal como a geração a que pertenço mostrou no envolvimento em vários projectos em Castanheira de Pera, a união de vontades em trono de uma ideia é factor fundamental para o sucesso do mesmo. Aproveito para aqui lançar um desafio às forças vivas do concelho, focando-me hoje nos homens e mulheres que continuam a fazer viver as nossas colectividades e associações no seu dia a dia. Lembro que foram destes centros que nasceram muitas vezes os primeiros alicerces para grandes projectos do concelho, nesta fase é fundamental o envolvimento de todos.
Por outro lado, voltar a desafiar os mais jovens para recuperar algumas ideias de sucesso, que no passado recente contribuíram para o desenvolvimento sustentado da terra que todos queremos tenha melhores dias. Campos de férias, campos de trabalho, encontro de bandas, campeonatos de desportos radicais, feira da juventude, entre outros que podem ser adequados a novas vontades. São um conjunto de projectos que julgo de alguma perspicácia voltar a activar com o intuito de voltar a animar Castanheira de Pera, ao longo de todo o ano com principal incidência nos meses de férias escolares. Na minha opinião este projectos devem partir da sociedade civil de forma a que os apoios surjam da parte das entidades competentes.
Esta é uma das vertentes onde se pode fazer melhor, com o envolvimento dos jovens e das associações, voltando a unir esforços para animar Castanheira e voltar a elevar-nos a lideres e exemplos no Pinhal Interior.

Castanheira continua a ser ONDE O AR É MAIS PURO..... E A SERRA MAIS VERDE!
Um beijo e abraço do tamanho do Concelho.

6 comentários:

  1. A Castanheira tem tudo para estes projectos, promissores, captando jovens e não só com estes projectos, temos o caso do Coentral Grande que toods os anos, vários acampamentos se fazem, que podiam ter algum apoio e mais divulgação por parte das entidades do concelho.
    Para quem não sabe até existe instalações de apoio que foram doadas ao Rancho Folcolorico do Coentral onde se podia por em prática esses apoios assim como, executar um projecto estilo Pousada da Juventude, onde poderá ser instalado um museu assim como oferecer certas actividades a quem nos visita.
    Mas as vontades são poucas, pois o Coentral recebeu verbas avultadas das Héolicas que estão a ser consumidas por algumas pessoas que antes pelo contrário não mostram vontade para colaborar em qualquer tipo de projecto por mais pequeno que seja, administram o dinheiro á sua vontade e não tenho dúvida nenhuma que qualquer dia não existe nem um centimo.
    Não sou natural da Castanheira nem do Coentral, passo férias e vou espassadamente quando a vida me permite, mas cada vez mais penso em não voltar, é triste existir pessoas com vontade de ajudar e trabalhar gratuitamente e ver outras pessoas com algumas responsabilidades no concelho não colaborarem e abotoarem-se com o dinheiro que é de uma população, mesmo não residindo permanentemente investiram as suas poupanças na sua terra natal, essas gentes tem netos que poderiam usuferuir de alguns equipamentos que não existem por falta de vontade de alguns, pois os outros daram o seu trabalho gratuitamente, cada vez afastam mais as pessoas de voltar, pois como se diz por ai são os gagos de Lisboa.
    Continuem a roubar e esbangar o que tem, pois basta analisar qa vida de determinadas pessoas, ele não cai do céu,quem teria pago a campanha do candidato do PSD á Camara da Castanheira, que seria um politico de primeira água,(muito Turva)
    será que o dinheiro dos compartes não teve alguma influência, sejam transparentes e Honestos. Pois pouco o são.
    Monstrem que participam que teram pessoas ao lado que nada querem em troca, não se pensem grandes politicos sem saber o que isso é.

    ResponderEliminar
  2. Caro Pedro,
    Só com a união de vontades se pode levar a cabo projectos abrangentes, na minha opinião e no que diz respeito ao possível projecto de apoio aos turistas da Serra é uma infra-estrutura que julgo da maior importância para a dinamização de um conjunto de actividades que se querem cada vez mais de qualidade, ara atrair cada vez mais visitantes, julgo esse um dos caminhos para onde o concelho pode e deve canalizar energias.

    No que diz respeito ao projecto e às parcerias possíveis, julgo que cabe aos Neveiros do Coentral em parceria directa com a Junta de Freguesia, com a Comissão de Compartes e com a Câmara Municipal, promover e propor de forma a que num futuro muito próximo ele seja uma realidade, seria com muita satisfação que julgo se alarga a todos os castanheirenses que veria o nascimento do mesmo.

    O meu compromisso será numa próxima Assembleia Municipal indagar junto do executivo, quer camarário quer da freguesia no sentido de saber quais foram os pedidos de apoio que chegaram no que a este diz respeito.

    Em relação às suas afirmações sobre e de candidatos, permita-me que não comente, não querendo que este espaço seja de criar divisões quer partidárias, quer religiosas, ou de qualquer outro cariz, mas permita-me só que lhe diga que os cidadãos de Castanheira de Pera fizeram a sua escolha clara nas ultimas eleições. Este é um blogue positivo e com intenção de criar alguma coisa de valor para poder dentro das nossas capacidades contribuir para um concelho cada vez mais desenvolvido. Com o esforço de todos será possível é essa a minha convicção! Tal como não comentar afirmações relativas a boa ou má gestão de dinheiro público, são cidadãos eleitos que em sede própria tal como a lei prevê terão de prestar contas a quem os elegeu, neste caso à população do Coentral.

    POR CASTANHEIRA SEMPRE!

    Um abraço do tamanho do concelho

    ResponderEliminar
  3. Ainda voltando ao mesmo tema, o que sinto e se nota, é que esses pseudopoliticos, com estas acções, motivam a divisão dos povos vizinhos, provocando que cada um olhe para o seu próprio umbigo, ou seja para a sua própria pequena terra, não se congergando num projecto único com algum valor e atracção de novas gentes.
    Só peço que não se caiua nos exageros que se caíu na Castanheira de Pera, pela mão do anterior presidente da camara, ou seja, Praia das Rocas, Edificio á entrada da Castanheira, Praça da Notabilidade, que na maior parte destes erquipamentos são apenas elefantes brancos, ou seja a maioria das p+ersonalidades com poder de decisão cai nestes exageros, que nada beneficiam as populações antes pelo contrario, mas na minha opinião alguém beneficiou com eles.
    Nalguns casos pequenos projectos ou iniciativas causam ,maior impacto e progresso, mas como òbvio não movimentam tantas verbas, as Camaras e Juntas deveriam ser uma alavanca para o progresso das populações unindo-as, esclarecendo-as, congregando esforços para o desenvolvimento industrial, agricola, comercial e turisticos, não serem apenas os mentores para aparecerem em revistas do jet 7 como grandes politicos.
    O caminho se fosse bem gisado com a colaboração de todos o nosso pais estaria bem melhor, não tornaria a Camara da Castanheira a mais endividada de Portugal.
    Por exemplo no Coentral existe um cabril para pastoricia porque não é utilizado em grande escala, para quem não sabe tem equipamentos de ordenha, manufactura de queijos que nunca foram utilizados, será que as autoridades competentes não poderiam promover a sua activação, criando postos de trabalho, não estou a falar de uma tutela directa do Estado (Camara), poderia sim por os meios Técnicos-Humanos á disposição destes projectos, nada me chocaria que alguns funcionários da camara que para mim são excedentes, com pessoas que se encontram no desemprego que alanvacassem estes projectos.
    Notem só nesse pedaço de terra de Pombal à Sertã
    existe mais de 7 organismos camarários ou sejam 7 réplicas de um só sismo.
    O caso do Coentral e de rir, tem 50 Habitantes permanentes que se consegem subrepor nas decisões aos restantes que são muito mais que ali investiram, nas decisões.
    Um concelho que vos deixo porquê a Camara da Castanheira não pede uma fiscalização ao IGF ( Inpecção Geral DE Finanças ), do que á feito do dinheiro dos compartes e da própria junta.
    Numa região tão pobre porque não se põe as acções acima dos interesse pessoais e politicos, por exemplo porque não se ajuda uma casa de crianças abandonadas que existe no concelho.
    Muitas vezes a resposta é que o parte da verba em questão é para os sapadores, mas alguém já contabilizou a venda da madeira recolhida, quanto vale, ou se Horário é cumprido na integra ou se será necessário a sua contração durante todo o ano, poderiam fazer outros trabalhos que gerem desenvolvimento e riqueza.
    Aproveitem bem as verbas e não virem as costas uns aos outros e não utilizem em proveito proprio o que é de todos, residentes e não residentes.

    ResponderEliminar
  4. Pedro,
    Obrigado por mais este comentário, dizer-lhe mais uma vez que este espaço não é mais um de mal dizer, tal como me indignei da forma como o bom nome das pessoas era posto em causa ,o reitero de forma firme .Alguns comentários e algumas perguntas devem ser feitos nos locais próprios que a democracia permite e nos canais que ela nos oferece, neste caso à Assembleia de Compartes, nas reuniões de Câmara e nas Assembleias Municipais.

    Embora não concorde com alguma das suas palavras em relação aos exageros cometidos, vou também escusar os comentários no sentido de olhar para o Futuro, olhando para o passado sem medo e com o sentido de dinamizar as infra-estruturas que Castanheira de Pera hoje possui.

    No que me diz respeito e inserido nas funções que desempenho, abordo o que julgo ser um contributo sério e com fortes potencialidades, não estando eu a par da situação em que se encontra o cabril do Coentral, assumo o compromisso da forma que me for possível e permitida, saber da possibilidade da apresentação de projectos públicos ou privados, julgo que se enquadrava mais num privado, de forma a activar o que está inactivo e que alguns empregos poderia absorver. Nos dias de hoje e dada a situação a nível de emprego no concelho, será sem dúvida um contributo para o desenvolvimento da nossa Terra.

    Renovo um forte Abraço do tamanho do Concelho,

    POR CASTANHEIRA SEMPRE!

    ResponderEliminar
  5. À mulher de César não basta ser honesta...tem também de parecer honesta!

    Já tinha escrito:
    "De nada vale ter boa vontade e textos bem escritos, se não passam disso."

    Tanta boa vontade, tanto POLITICAMENTE CORRECTO para:

    "Continuem a roubar e esbangar o que tem, pois basta analisar qa vida de determinadas pessoas, ele não cai do céu,quem teria pago a campanha do candidato do PSD á Camara da Castanheira, que seria um politico de primeira água,(muito Turva)
    será que o dinheiro dos compartes não teve alguma influência, sejam transparentes e Honestos. Pois pouco o são."

    Wauuuuuu!!!
    Não vamos dividir, vamos unir.
    Não vamos politizar, vamos projectar.
    E...

    Apenas acrescentar, que para seres "juiz" da partida... tens de "apitar" para os dois lados...

    Porque o PSD... não é só uma, nem meia duzia de pessoas...

    O PSD é como sabes a segunda maior força politica do Concelho, e merece no mínimo o respeito politico por isso.

    Assim sendo vamos lá esclarecer:

    . Quem pagou a campanha do PSD e do seu candidato foi o PSD(partido), o candidato e alguns militantes que acreditando que MELHOR É POSSIVEL e por Castanheira trabalharam para uma campanha que mesmo financeiramente "pobre", foi rica em empenho e dedicação de todos os que nela colaboraram.

    Como candidato, militante e conhecedor da "maquina" que acreditou que em CASTANHEIRA MELHOR É POSSIVEL, não posso deixar no entanto de lamentar a "irresponsabilidade" politica de um "vencedor" das eleições, eleito Deputado Municipal, autorize este tipo de comentários sem fundamento no seu blog.

    Tambem reconhecendo, que depois da não menos lamentável entrevista do Senhor Fernando lopes como Presidente de Câmara de Castanheira de Pera, ao Jornal de Leiria... tudo é permitido.

    Assim sendo e porque... em Roma sê Romano!!!

    - Quem pagou o "Porco no Espeto" e o Rancho no Forum???

    - Quem financiou a "jogada" da Santa Casa da Misericórdia?

    - Quem arranjou dinheiro para o 4 de Julho e o Cartaz da Adelaide Ferreira? (Visto que 3 ou 4 meses antes nem Dinheiro havia para uma sardinhada?

    Por, Castanheira Sempre

    Atento

    Telmo Joaquim

    ResponderEliminar
  6. Caro Telmo,

    “Em relação às suas afirmações sobre e de candidatos, permita-me que não comente, não querendo que este espaço seja de criar divisões quer partidárias, quer religiosas, ou de qualquer outro cariz, mas permita-me só que lhe diga que os cidadãos de Castanheira de Pera fizeram a sua escolha clara nas ultimas eleições. Este é um blogue positivo e com intenção de criar alguma coisa de valor para poder dentro das nossas capacidades contribuir para um concelho cada vez mais desenvolvido. Com o esforço de todos será possível é essa a minha convicção! Tal como não comentar afirmações relativas a boa ou má gestão de dinheiro público, são cidadãos eleitos que em sede própria tal como a lei prevê terão de prestar contas a quem os elegeu, neste caso à população do Coentral.”

    “dizer-lhe mais uma vez que este espaço não é mais um de mal dizer, tal como me indignei da forma como o bom nome das pessoas era posto em causa ,o reitero de forma firme .Alguns comentários e algumas perguntas devem ser feitos nos locais próprios que a democracia permite e nos canais que ela nos oferece, neste caso à Assembleia de Compartes, nas reuniões de Câmara e nas Assembleias Municipais.”

    Estas foram as respostas a alguns comentários, que foram apenas editados pelos contributos de mais valor e positivos que continham e este teu só foi editado, embora não contendo qualquer contributo, porque julgo ser necessário esclarecer ou voltar a esclarecer algumas mentes qual é a primeira e única intenção deste espaço, contribuir de forma positiva unindo vontades, criando ideias de onde possam emanar projectos de valor para o nosso concelho.

    No que diz respeito às acusações que proferes contra o executivo e contra a 1ª força política do concelho e aos independentes que faziam parte do projecto “Por Castanheira é que vamos!” , se leres as respostas aqui transcritas terás ai o meu comentário que é igual, dizer-te que não será aqui que terás respostas a essas inquietudes, nem muito menos serei eu a responder-te, terás que indagar junto da direcção de campanha do Partido Socialista da qual não fazia parte, bem como junto da Câmara Municipal.

    Quanto às acusações, dirigidas a mim, sobre as opiniões aqui editadas não as vou comentar, julgo que a publicação deste teu comentário responde por si! As palavras ou acusações ficam do lado de quem as proferiu, sendo que não me merecem qualquer comentário. Mas também dizer-te com a certeza que compreenderás que nada nem ninguém ofuscará, nem limitará a vontade que sinto em levar a cabo um trabalho sólido, digno e produtivo, no seio da Assembleia Municipal e que este blogue será uma contribuição activa nesse contexto.

    Um Abraço do tamanho do Concelho,

    POR CASTANHEIRA SEMPRE!

    ResponderEliminar