sexta-feira, 21 de maio de 2010

Oportunidade e Confiança...

Um momento de oportunidade não de fatalismo.

As inevitáveis transformações sócio-económicas podem dar lugar a sentimentos de perda, de crise, de desencanto e de negação.

Mas também dão lugar a novas oportunidades.

Neste contexto, a crise que atravessamos é também um momento de grande oportunidade, de tomarmos e implementarmos decisões estruturais importantes para o nosso futuro, que noutro contexto seriam mais difíceis de motivar e executar.

Haja a coragem de acreditar nos nossos órgãos de liderança e nos centros de decisões.

Temos de reforçar a consciência de que o futuro depende apenas e tão só de nós próprios e que não se pode atribuir culpas a terceiros.

Não há espaço para fatalismos, nem para queixume.

O futuro do nosso tecido empresarial concelhio depende essencialmente da capacidade de liderança dos seus gestores, não de terceiros. O futuro do concelho depende essencialmente das nossas lideranças colectivas a vários níveis, não de terceiros.

É a confiança de que granjeia cada actor nesta rede e a sua capacidade de cumprir obrigações que lhe irão garantir o tipo de capital relacional, que implica um crescimento do capital social sistémico.

Confiança e capacidade de cumprir obrigações!

É nestes dois temas que todos nós, actores de maior ou menor relevância na sociedade de Castanheira de Pera, nos devíamos concentrar, por forma a não nos desfocarmos da intenção tão nobre e primeira, de proporcionarmos aos nossos filhos um futuro ainda melhor.

E a confiança só pode surgir do cumprimento por cada um, e dos nossos lideres das suas obrigações! Se, tal acontecer conseguiremos criar os mecanismos de capital social que nos podem garantir um futuro risonho.


EU ACREDITO!

POR CASTANHEIRA SEMPRE!

Sem comentários:

Enviar um comentário