sábado, 17 de abril de 2010

Mudanças...

Grande parte das mudanças, baratas, que se realizam na nossa sociedade são fruto quase exclusivo de meia dúzia de papalvos que, a troco de chorudas ambições e recebimentos, passam o tempo a inventar formas e fórmulas de causar o maior transtorno possível a quem os rodeia e a quem governa.

Dir-se-á que mudar é obrigatório para que se evolua. Mas não é bem assim minhas senhoras e meus senhores.

A mudança deve contemplar, apenas, aspectos maus, ou menos bons, daquilo que já existe.

Nesse contexto, há mudanças que se traduzem em melhorias que beneficiam quem as processa e a quem se destinam. São quase sempre feitas de uma forma gradual, conscienciosa e experiente, enquadradas nos mandatos que o povo atribui democraticamente aos eleitos.

Mas, o que actualmente tentam fazer é mudar tudo de uma vez. Seja o método, seja a técnica, seja pasme-se! As pessoas.

E, para mostrar serviço, os senhores envernizados e sombrios, a quem pagam para este tipo de trabalho, não deixam por mãos alheias o sarcasmo, o cinismo e a frieza com que executam estes jogos de poder. Sentem-se faraós de barro numa península de vidro.

Temos que atentar que uma alteração profunda corresponde, grande parte das vezes, a um carrossel bem confuso de alterações de funções, de inversão de procedimentos e de anulações radicais dos métodos em vigor.

A estratégia actual do nosso concelho, já vem de trás, foi traçada nos anteriores Executivos Camarários, no quais outras pessoas faziam parte, o método que os últimos 4 ou 5 mandatos levaram a efeito é, quanto a mim, a forma gradual e conscenciosa que com a experiência têm governado.

E, quanto mais brusca e bruta for a mudança, maior o seu contentamento porque maior será a destruição da nossa terra. Se por vezes há razões e bom senso que fundamentam estas alterações, outras como é o caso, não têm ponta por onde se lhe pegue no que respeita a um suporte credível.

Infelizmente, joga-se muito hoje em dia na nossa Castanheira!

O que se contesta é, somente, uma pequena diferença; no passado tratavam-se as coisas e as pessoas, com um toque natural de satisfação e sentimento, agora, é imposto o dever sagrado de passar por cima dos valores básicos de honestidade e coerência.

A mudança é, no limite, a própria sombra dos seus sinónimos.
É troca. É alteração. É substituição. É transformação. É tornar diferente.

Em determinadas circunstâncias, como esta que se vive actualmente no nosso Concelho, mudar é, apenas, perder a pele.

Como as cobras. Como os lobos.
Uns e outros, normalmente, associados a más mudanças.

Eu continuo a ACREDITAR!

POR CASTANHEIRA SEMPRE!

3 comentários:

  1. jppedrosa2005@gmail.com21 de abril de 2010 às 18:40

    Caro Paulo

    É com satisfação que conheci este blogue sobre o bonito concelho de Castanheira que, nos últimos anos, tem tido um progresso notável que faz com que eu, e muitos como eu, que apenas tinhamos ido a castanheira esporadicamente, agora o façamos regularmente.
    Eu fui a primeira vez a CP com 30 anos, os meus filhos, com 10 e 8 anos, todos os anos lá vão mais do que uma vez.
    Este é o sentido do progresso, quando um lugar é bom e bem cuidado, as pessoas visitam-no.
    Parabéns a todos os castanheirenses e aos dirigentes que têm transformado esta terra numa grande referência nacional.
    Bem hajam!

    João Paulo Pedrosa

    ResponderEliminar
  2. Meu caro João Paulo,

    Se falar-mos dos últimos trinta quinze anos, Castaneira de Pera teve uma evolução enorme quer urbanística, quer económica quer mesmo social. As provas são evidentes e só quem não as quer ver, não as evidencia.

    Os dirigentes que traçaram o novo rumo, estão quanto a mim de parabéns, não é simples fazer a revolução que se realizou. Portanto todos os que de alguma forma contribuíram e contribuem para elevar o concelho ao patamar de referência que hoje lhe é atribuído, devem, quanto a mim serem referências, para que no presente e no futuro se continue este trabalho que é interminável.

    A prova está nas pessoas que nos visitam, voltando a visitar sempre que lhes é possível, estando a aposta ganha no sentido que a evolução da terra é contínua.

    Englobando-o neste grupo de visitantes agradeço-lhe como Castanheirense e espero que esta ligação continue, aproveito também para da mesma forma referenciar e agradecer a todos os dirigentes que projectaram e continuam a projectar a minha terra.

    Quanto à minha contribuição, continuarei no seio da Assembleia Municipal a contribuir da forma possível e enquadrada nos atributos da mesma, propondo ideias que podem levar a projectos, inseridos no rumo sufragado nas ultimas eleições.

    Um abraço do tamanho do concelho,

    POR CASTANHEIRA SEMPRE!

    ResponderEliminar
  3. Caro Paulo,

    Julgo que neste post falta um ponto importante: A mudança de paradigma!
    Seria de certo um bom tema para desenvolvimento futuro.

    Atentamente,
    João Nuno Antunes

    ResponderEliminar