segunda-feira, 22 de março de 2010

Sem ódios...

Castanheira começa a ser um concelho de “odiadores”.

O ódio passou a ser a moeda de troca no comércio emotivo. Basta olhar e ouvir à nossa volta, a conversa com o amigo, na rua com o conhecido, com o colega de trabalho.

Enfim o ódio está instalado, a política é apenas a ponta do iceberg, debaixo da capa do interrogar, levantar questões, ironizar, lutar pela defesa do quer que seja, olhar de olhos bem abertos ou criar memórias futuras, existe um manto de ódio a palpitar a sociedade Castanheirense.

Na internet, a cultura do insulto campeia alegremente, seja na rua ou atrás do teclado algumas franjas da nossa sociedade vestem a pele de odiadores profissionais.

A nossa alma colectiva, essa empoeirada cave metafísica, vive do ódio e para o ódio. E não estou a falar de um ódio para com “estrangeiros”. Não, este ódio vai de Castaheirense para Castanheirense.

Castanheira é o pretexto para o “Zé” odiar o “Chico” e vice-versa deixou de existir BAIRRISMO em Castanheira de Pera. Porque alguns Castanheirenses fazem disparar ódio em todas as direcções e a tudo o que não vai na “música” do mal dizer, do rancor, da desonestidade quer intelectual, quer de vivência e a todos o que dão a cara e não se escondem no anonimato.

As cooperações e as “tribos” de mal dizer, criaram uma película peçonhenta que separa as pessoas do nosso concelho. Fazer bem ao concelho não interessa, porque só interessa fazer mal às outras “tribos”.

Castanheira deve e tem de estar a cima das “tribos”

Cabe a cada um de nós optar pela “vacinação” contra o ódio, optando por contribuir para melhorar a nossa Terra dia a dia.

Só juntos e com um grande sentido de BAIRRISMO e REGIONALISMO, será possível revitalizar a nossa CASTANHEIRA, quer social quer economicamente. Sim, porque todo este surto de ódio, também abala a nossa economia concelhia, com grande incidência nos nossos comerciantes.

O contributo de todas as pessoas de bem e de todos aqueles queiram trabalhar para repor o nosso sentido de BAIRRISMO é fundamental nesta batalha diária contra o ódio!

Todos juntos POR CASTANHEIRA SEMPRE!

6 comentários:

  1. Apesar de tudo, sinto-me na obrigação de concordar consigo! E como Castanheirense que sou, já não digo "DEMOCRATA QUE SOU" porque começo a
    sentir vergonha de alguma vez o ter sido, penso ter o direito de me sentir revoltado com toda esta política de pocilga, que está a implantar-se no nosso país.
    Não compreendo a onde pretendem chegar com este jogo do digo eu dizes tu, onde se pretendem fazer passar por muito boa gente, sem sequer dar a conhecer aos Castanheirenses a sua identidade!
    Chego a pensar que a TVI enviou mais uma equipa de actores para gravar mais um novo episódio de morangos com açúcar mas desta vez no anonimato.
    Sim, porque se não é uma telenovela, política também não é!
    Para terminar vou dizer-lhe uma coisa:
    O povo já tem 36 anos de vacinação contra o "racismo" político! A velha história que durante alguns anos nos foi impingida, de que os comunistas comiam crianças ao pequeno almoço, já estão fora de validade!
    O ódio a que se refere, existe na classe que se diz política. Entre nós "Povo Eleitor", esse sentimento não existe!
    Nós somos mais civilizados, graças a Deus!

    ResponderEliminar
  2. É bom tratar as pessoas pelo nome, de cara destapada e sem coberturas, Abril também nos trouxe essa Liberdade.
    A Democracia também é feita de algumas regras que alguns (muitos) não assimilam.
    No nosso caso não, de cara destapada trocamos as nossas opiniões e utilizamos as novas tecnologias para dizer o que pensamos, de forma construtiva.
    Na minha opinião apenas é o momento de "reforçar" a dosse da "vacina" para evitar as mutações de alguns vírus.
    Este é o momento em que julgo ser necessário o unir de vontades, para repor Castanheira no lugar que ela merece, quer social quer económicamente.
    Este blogue nasceu na base de ser um local de troca de ideias entre todos os cidadãos eleitores de Castanheira de Pera, no sentido de contribuir de uma forma clara, no seio da Assembleia Municipal, para a melhoria da qualidade de vida de todos os Castanheirenses.

    A minha voz irá sempre se levantar contra aqueles que querem destruir a nossa identidade e contra todos aqueles que muito mal tentam fazer a Castanheira e aos Castanheirenses.

    Obrigado pelo seu comentário
    Um Abraço do Tamanho do Concelho.

    Paulo Almeida

    ResponderEliminar
  3. Caro Paulo,

    Concordo em absoluto com os valores por ti referidos, ao qual acrescento um que me parece importante realçar face ao actual quadro clínico Castanheirense: a constituição de grupos de trabalho multidisciplinares e multipartidários, com um tronco comum: soluções!

    Um abraço,
    J.Antunes

    ResponderEliminar
  4. Caro João Nuno,
    É esse o espírito que tento incutir com esta modesta contribuição, por vezes mal entendida!
    Esta foi uma das formas que julguei ser positiva para debater e pensar soluções com o cotributo de todos aqueles que estejam, de uma forma positiva, dispostos a contribuir.

    Penso que esses grupos de trabalho seriam uma lufada de ar fresco, no clima frio e sombrio que a nossa Castanheira atravessa social, económica e politicamente

    Só com novas formas de envolvimento de todos nós será possível essa viragem.

    Eu acredito
    E estou convicto que tu tambem serás um dos que contribuirá para essa mudança.

    Cumprimentos

    POR CASTANHEIRA SEMPRE

    Paulo Almeida

    ResponderEliminar
  5. Paulo,
    Estarei sempre disponível a dar a minha contribuição em projectos válidos, claros e bem estruturados.
    É tempo de enterrar os "machados de guerra" e unir esforços e vontades à mesma mesa.
    É tempo de romper amarras e zarpar à bolina do vento de Abril!

    Abraço,
    J.Antunes

    ResponderEliminar
  6. Caro João,
    Não esperava outra posição tua!
    Essa é a nossa cultura politica e democrática, a nossa escola politica é a mesma clara e transparente.

    Conto contigo,

    Por Castanheira Sempre!

    ResponderEliminar